sábado, 27 de junho de 2009

A ÚLTIMA VAMPIRA, de Whitley Strieber


Pois muito bem... Whitley Strieber escreveu seu maravilhoso Fome de Viver (ver post anterior) em 1981; o livro fez sucesso, virou filme, etc e tal. Era uma história perfeita e fechada, que simplesmente não deixava margem para qualquer continuação. Porém, no ano de 2001, eis que surge a continuação de Fome de Viver: a obra A Última Vampira (Ediouro, 2002).

Embora nada possa afirmar sobre a situação financeira do escritor lá pelos idos de 2000, imagino que ele devia estar passando por sérias dificuldades financeiras. Só isso explica a existência deste livro lamentável, cujo único objetivo parece ter sido faturar alguns trocados.

Comecemos pelo título (The last vampire, no original); enquanto no primeiro livro, a palavra "vampiro" não aparecia uma vez sequer, aqui a palavra já vem no nome da obra. Parece um detalhe bobo, e não tenho absolutamente nada contra o uso da palavra "vampiro" nos livros. Mas, se formos contextualizar a utilização da palavra neste livro, podemos verificar os seguinte: enquanto sua ausência em Fome de Viver ressaltava a elegância e a sutileza da história, em A Última Vampira, seu uso evidencia outro tipo de sutileza: a sutileza de um Tiranossauro Rex correndo por uma loja de porcelana.

Elegância é algo que você não irá encontrar nessa sequência: a história narra as ações de um grupo secreto de policiais que extermina vampiros (sim, isso mesmo) e são liderados por Paul Ward, um ex-agente da CIA. Tudo vai indo muito bem, até que ele se depara com a bela Miriam Blaylock; a partir daí, começa o velho jogo de gato e rato, com os dois se envolvendo, etc e tal. Sim, a palavra que melhor define tudo é "clichê". Embora Miriam seja uma mera sombra da criatura poderosa e apaixonante do livro anterior, ainda é inaceitável o seu interesse por um personagem totalmente desprovido de carisma como Paul.

Um detalhe bem chato para os fãs de Fome de Viver é que o autor simplesmente ignora alguns aspectos da história anterior; assim, uma personagem do primeiro livro é ressuscitada de maneira arbitrária, negando (e praticamente destruindo) o perfeito desfecho da obra de 1981.

O livro segue sem qualquer surpresa, inovação ou passagem digna de nota. É tão ruim, tão diferente do primeiro, que chego a pensar se Whitley Strieber não contratou um "escritor fantasma" para produzir o livro a toque de caixa. Bem, bem, acho que nunca saberemos. O que eu sei é o seguinte: A Última Vampira é uma história estilo "sessão da tarde", que talvez até sirva de diversão descompromissada para aqueles que não leram Fome de Viver. Porém, para aqueles que leram, isso é muito, MUITO pouco, e a decepção é inevitável. Ah, e enquanto o final de Fome de Viver era aterrador por seus próprios méritos de livro de horror, o desfecho de A Última Vampira é aterrador porque dá margem para uma continuação! Cruz Credo!

Minha dica? Compre Fome de Viver e passe longe de A Última Vampira, pois é uma daquelas continuações com efeito retroativo, que chegam a tirar o brilho da obra original (assim como a nova trilogia de Star Wars, as continuações de Jurassic Park, etc). Ah, e não esqueça de fazer um pedido para o próximo morcego que passar voando por sua janela, pedindo que Whitley Strieber tenha juntado grana suficiente para não ter que continuar pagando esses micos.

Abraços!

13 comentários:

  1. O diretor Tony Scott (Déjà Vu) revelou ao site ComingSoon que irá gravar continuação do terror romântico Fome de Viver, dirigido por ele em 1983 que teve Catherine Deneuve (Um Conto de Natal), Susan Sarandon (Speed Racer) e o músico David Bowie no elenco.

    Scott revelou que a continuação será diferente da primeira versão e irá começar em Nova York e terminar em São Paulo. O diretor também afirmou que ele e o roteirista Erin Wilson já estão preparando o roteiro.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, não li o 1º do mesmo autor. Mas, como vi o filme e gostei, pensei que qq. livro dele fosse bom. Que pena não. Por isso que não se deve julgar o livro pela capa.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelos comentários, gente. É bom ver que tem alguém acompanhando esse blog, que está se tornando meu xodó, rsrs. Espero melhorar bastante, e quem sabe, tornar a Biblioteca Mal-Assombrada uma referência na divulgação do horror. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Li o livro e assisti o filme. Jamais imaginei que ambos pudessem ter uma continuação.
    Pois, como bem explicado, a estória no livro é bem fechada e o filme não dá muito uma idéia de continuação.

    E com raras excessões, continuações de grandes sucessos são, digamos...dispensáveis.

    E Mário, é muito bom conhecer a literatura de horror através de quem além de apreciá-la a produz.

    Como boa "Coruja" estaremos sempre de olho na Biblioteca Mal-Assombrada.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Giane. Pois é, uma continuação de um livro tão perfeito parece oportunismo, desespero, eu não sei. Que bom que está gostando do blog. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Legal Mário, sua crítica foi bem contundente e "classuda". Achei bem interessante a sua maneira de dizer que a obra é ruim..rs. As vezes eu gostaria de ser sútil desta forma, mas o ditado "um elefante numa loja de cristal", é mais a minha cara..rs.
    Em breve irei escrever minha opinião da Torre Negra do Stephen King que acabei de ler e irá entender..rs

    Abs.

    ResponderExcluir
  7. Cara fiz uma citação da sua pessoa neste post: http://minhavisaosubversiva.blogspot.com/2009/06/insonia.html

    Estou sem sono ai comecei a ler seus outros blogs e me inspirei.

    abs

    ResponderExcluir
  8. Realmente...eu não li Fome de viver mas tinha aquela paixao cult pela historia por causa do filme com Susan Sarandon..pretendo ler 'fome'...mas achei mesmo que A ultima vampira" é uma continuação oportunista, destruidora, vulgar e altamente desnecessaria...não compre, não leia, não leve a serio..principalmente de cv já leu Fome de Viver...ignore...nem deveria ter sido escrito...é um lixo!

    ResponderExcluir
  9. Bem eu li a ultimva vampira, eu achei legal, foi a unica historia de vampiro que vi em que são uma especie natural no topo da cadeia alimentar e não uma obra do sobrenatural do demonio, fora isso não tem mas nada de especial mas distrai, e fiquei com uma grande vontade de ler o fome de viver, mas não acho este livro em lugar nem um.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo, legal que você gostou. Não tenho qualquer intenção de impor minha opinião, apenas faço julgamentos subjetivos sobre aquilo que leio. E se você quer ler Fome de Viver, eu sugiro a estante virtual, um sebo virtual onde você encontra quase tudo. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ai, ai... Fiquei até triste agora, porque minha obcessão por histórias de vampiro não vai me permitir não ler "A última Vampira". Certamente vou ficar decepcionada e indignada, porque a-m-o "Fome de Viver". É triste ver boas histórias serem violadas por seus próprios criadores. Já não se pode confiar em ninguém!

    ResponderExcluir
  12. Finalmente sucumbi e li esta continuação. Tudo pra no final concordar inteiramente com você, Wagner. E vou além: acho que o "ghost writer" era mulher. Nada contra escritoras, mas é que a narrativa tem um quê feminino que distancia a obra ainda mais da primeira.

    ResponderExcluir