quarta-feira, 3 de junho de 2009

RELAÇÕES DE SANGUE, de Martha Argel


Descrever o vasto currículo da escritora e bióloga Martha Argel é algo que meus dedinhos com LER não vão permitir neste momento, então vou citar apenas os nomes dos livros já publicados da autora, que juntamente com Giulia Moon, é uma das minhas favoritas. Seus livros são o romance Relações de sangue (Novo Século, 2002), as coletâneas Contos Improváveis (Writers, 2000), O Vampiro de Cada Um (edição da autora, 2003) e O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy, 2006). Também organizou a coletânea Lugar de Mulher é na Cozinha (Writers, 2000), participou da antologia Amor Vampiro (Giz Editorial, 2007) e é co-editora do FicZine e seus contos já apareceram em jornais, revistas, zines e sites. Está para publicar um novo romance, chamado O Vampiro da Mata Atlântica, pela editora Idea.

Agora, vamos falar um pouco sobre seu romance já publicado, Relações de Sangue.

Relações de Sangue é o primeiro capítulo de uma trilogia, que mostra o envolvimento de uma mortal (Clara) com vampiros, em especial a vampira Lucila (personagem que já apareceu em outros contos da escritora). A trama, que mistura terror, humor e policial, envolve mulheres solitárias sendo assassinadas por um (suposto) vampiro.

Assim como Giulia Moon, Martha tem um senso de humor muito apurado, que transita entre o sutil, o refinado e o escrachado. Os diálogos dos personagens são deliciosos e naturais, assim como suas reações, sempre coerentes (ou ao menos, o mais coerentes que podem ser em livros de horror, rs). Os vampiros da história agem como vampiros provavelmente agiriam, com altivez e cientes de sua superioridade em relação aos seres humanos, o que permite que eles tratem a mortal (e muitas vezes indignada) Clara com divertida indulgência. Isso quando alguns não estão tentando sugar seu sangue, é claro.

A amizade entre Clara e a sensual Lucila (ahh, Lucila, Lucila) é o que mais chama a atenção, pois os motivos da vampira não são muito claros na maior parte da história, deixando sempre um suspense no ar, uma tensão sobre o que a personagem fará a seguir. Afinal, que tipo de amizade um predador pode oferecer para sua presa?

Esse livro é daqueles que se lê numa sentada só (são 168 páginas), e deixa com gosto de quero mais. A parte triste é que Martha já tem a continuação pronta, mas por esses mistérios misteriosos da vida real, está com dificuldade para publicar. E isso porque, com a chegada da série Crepúsculo, seus livros esgotados de vampiros voltaram a ser procurados! Se eu fosse editor, publicava na hora, mas, como não sou, fico aqui coçando a cabeça...

Concluindo, Relações de Sangue é um livro ágil e bem-humorado, que certamente agradará os fãs de vampiros e literatura fantástica em geral.

Links

Site sobre a personagem Lucila (com vários contos para vocês conferirem!)

Primeiro Capítulo de Relações de Sangue

Site da escritora

Blog da escritora

Resenha do livro

Abraços!

Um comentário:

  1. Puxa... parece mentira que nunca li este livro! Mas vou aproveitar o Vampiro da Mata Atlântica para 'atacar' (no bom sentido!) os livros da Martha!!

    ResponderExcluir