
Descrever o vasto currículo da escritora e bióloga Martha Argel é algo que meus dedinhos com LER não vão permitir neste momento, então vou citar apenas os nomes dos livros já publicados da autora, que juntamente com Giulia Moon, é uma das minhas favoritas. Seus livros são o romance Relações de sangue (Novo Século, 2002), as coletâneas Contos Improváveis (Writers, 2000), O Vampiro de Cada Um (edição da autora, 2003) e O Livro dos Contos Enfeitiçados (Landy, 2006). Também organizou a coletânea Lugar de Mulher é na Cozinha (Writers, 2000), participou da antologia Amor Vampiro (Giz Editorial, 2007) e é co-editora do FicZine e seus contos já apareceram em jornais, revistas, zines e sites. Está para publicar um novo romance, chamado O Vampiro da Mata Atlântica, pela editora Idea.
Agora, vamos falar um pouco sobre seu romance já publicado, Relações de Sangue.
Relações de Sangue é o primeiro capítulo de uma trilogia, que mostra o envolvimento de uma mortal (Clara) com vampiros, em especial a vampira Lucila (personagem que já apareceu em outros contos da escritora). A trama, que mistura terror, humor e policial, envolve mulheres solitárias sendo assassinadas por um (suposto) vampiro.
Assim como Giulia Moon, Martha tem um senso de humor muito apurado, que transita entre o sutil, o refinado e o escrachado. Os diálogos dos personagens são deliciosos e naturais, assim como suas reações, sempre coerentes (ou ao menos, o mais coerentes que podem ser em livros de horror, rs). Os vampiros da história agem como vampiros provavelmente agiriam, com altivez e cientes de sua superioridade em relação aos seres humanos, o que permite que eles tratem a mortal (e muitas vezes indignada) Clara com divertida indulgência. Isso quando alguns não estão tentando sugar seu sangue, é claro.
A amizade entre Clara e a sensual Lucila (ahh, Lucila, Lucila) é o que mais chama a atenção, pois os motivos da vampira não são muito claros na maior parte da história, deixando sempre um suspense no ar, uma tensão sobre o que a personagem fará a seguir. Afinal, que tipo de amizade um predador pode oferecer para sua presa?
Esse livro é daqueles que se lê numa sentada só (são 168 páginas), e deixa com gosto de quero mais. A parte triste é que Martha já tem a continuação pronta, mas por esses mistérios misteriosos da vida real, está com dificuldade para publicar. E isso porque, com a chegada da série Crepúsculo, seus livros esgotados de vampiros voltaram a ser procurados! Se eu fosse editor, publicava na hora, mas, como não sou, fico aqui coçando a cabeça...
Concluindo, Relações de Sangue é um livro ágil e bem-humorado, que certamente agradará os fãs de vampiros e literatura fantástica em geral.
Links
Site sobre a personagem Lucila (com vários contos para vocês conferirem!)
Primeiro Capítulo de Relações de Sangue
Site da escritora
Blog da escritora
Resenha do livro
Abraços!
Puxa... parece mentira que nunca li este livro! Mas vou aproveitar o Vampiro da Mata Atlântica para 'atacar' (no bom sentido!) os livros da Martha!!
ResponderExcluir