terça-feira, 2 de junho de 2009

Inauguração da Biblioteca Mal-Assombrada!


Boa noite, leitores! Sejam bem vindos à Biblioteca Mal-assombrada, um lugar sossegado onde os fãs do terror podem ler seus livrinhos em paz, sem nenhuma tia velha dizendo "mas como você pode gostar de ler essas coisas horríveis?".

Bem, se você está aqui, provavelmente também gosta de ler essas "coisas horríveis", então compartilhamos do mesmo gosto paradoxal pela sensação de medo. Mas não é hora de discutir essa estranha contradição, não quero assustá-los (?) assim, logo de cara. Venham, venham, vamos conhecer o recinto!

Nas estantes, vocês encontrarão os mais diversos títulos da literatura fantástica mundial, com autores internacionais dividindo espaço com escritores nacionais. Há alguns anos isso pareceria impensável, mas felizmente, a literatura brasileira cresceu (e está crescendo) nessa área tão obscura. Nessas mesas velhas e cheias de farpas (cuidado com as aranhas nas frestas), vocês poderão ler críticas, resenhas, curiosidades, tudo relacionado com a paixão deste humilde bibliotecário pelos livros (e histórias em quadrinhos) com temática sobrenatural, sejam de terror, horror, realismo fantástico e afins. Um ou outro livro de ficção científica ou fantasia poderá ser encontrado por acidente em nosso acervo, mas garanto que será meio raro. Nosso foco é a boa e velha literatura iniciada por Horace Walpole com O Castelo de Otranto (dizem) e continuada por Edgar Alan Poe, Lovecraft, Ray Bradbury, Stephen King e tantos outros.

Não sou crítico literário, sou apenas alguém que lê MUITO terror (até o momento, foram mais de 200 livros) e pensa que sabe o suficiente para opinar. É provável que tudo que postarei será baseado em minhas opiniões pessoais; porém, não pretendo impô-las, pois acredito na completa subjetividade da arte e do entretenimento (ninguém está certo ou errado por gostar ou deixar de gostar de alguma coisa). Mesmo assim, espero que este blog sirva como um guia informal para quem procura novos títulos de horror, e que minhas resenhas ou críticas ao menos sirvam para despertar a curiosidade sobre títulos que considero bons (e que desperte alguma desconfiança naqueles que considero péssimos, rsrs).

Tenho uma biblioteca pessoal bem guarnecida de livros do gênero, e pretendo comentar livros raros e obscuros, orientando assim meus colegas "ratos de sebos" a procurarem por eles nas estantes e pilhas poeirentas. Acho que estava faltando um espaço assim por aqui. Ao menos, eu não conheço muitos que sejam assim, lembro do site Boca do Inferno, que tem um bom espaço falando de livros, e o escritor Ademir Pascale recentemente inaugurou um site sobre literatura fantástica em geral. O assunto aqui será mais específico, e espero que este blog conquiste seu espaço. Vou me esforçar neste sentido, podem ter certeza!

De início, o blog estará meio vinculado ao concurso de contos de terror que estou organizando, com resenhas de alguns livros que estamos oferecendo como prêmio; no entanto, logo logo, a Biblioteca começará a seguir, sozinha, seu tortuoso caminho.

A Biblioteca Mal-assombrada talvez seja uma carta de amor aos livros de horror, gênero literário que sofre (injustamente) tanto preconceito. Como toda carta de amor, ela poderá soar meio brega ou até exagerada, e espero que vocês me perdoem. Agora, sentem aí, bem quietinhos, quem fizer barulho vai pro calabouço (brincadeira! Ou não...), puxem um livro e divirtam-se. Afinal, o que as nossas tias não entendem é que, para nós, o terror não é apenas arte, mas também o mais puro, sanguinário e delicioso entretenimento!

Boa leitura!

3 comentários:

  1. Muito legal sua 'Biblioteca', Mário... Gostei bastante do visual também... Parabéns!


    Darkisses,
    LF

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, querida. Espero melhorar ainda mais. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Hummm... se melhorar estraga!!! hehehe!!!


    Darkisses!

    ResponderExcluir