quinta-feira, 11 de junho de 2009

O SUPERSTICIOSO, de R.L.Stine

Você provavelmente já deve ter ouvido falar desse escritor, ou ao menos deve ter visto uma de suas obras nas prateleiras das livrarias, principalmente na estante de Infanto-Juvenis. R.L.Stine é autor da famosa série de livros de "terror para crianças" chamada Goseebumps, já publicada no Brasil pela Editora Abril, e atualmente publicada pela Editora Fundamento. Esses livros foram inclusive adaptados para um seriado de televisão, que até onde eu sei, ainda passa no canal Jetix (antigo Fox Kids). Depois disso, o escritor ainda escreveu as séries Rua do Medo e A Hora do Arrepio, publicados pela editora Rocco, mantendo o mesmo espírito da série anterior.

Li alguns Goseebumps, aqueles que foram publicados pela Abril há alguns anos atrás, e confesso que gostei! Não achei assustadores, afinal, são escritos para um público alvo bem mais novo; no entanto, eu ficava surpreso com os desfechos das histórias, que muitas vezes fugiam do convencional "final feliz" (um dos livros, que se chamava A Máscara Monstruosa, teve um final que me fez pensar "não acredito que um livro infantil terminou de forma tão sinistra!!!"). É claro que o fato da minha irmã ter comprado os livros, e eles serem curtíssimos, me animava a lê-los, sempre no espírito "puxa, eu teria adorado ler isso quando era criança". Enfim, depois de muito me explicar (sei lá se convenci alguém, rs), posso dizer o seguinte: as coisas que o cara escreve não fazem minha cabeça, mas eu o respeito. Ele encontrou seu nicho, e soube como aproveitar.

Por isso, foi uma surpresa quando encontrei, há alguns anos, um livro de temática adulta com o nome R.L.Stine na capa. A obra se chamava O Supersticioso, e, embora tenha ficado reticente de início, a curiosidade acabou vencendo, e comprei o livro.

Pois é, maldita curiosidade.

Para quem conhece a escrita do sujeito, é impossível não pensar que a idéia do cara para escrever O Supersticioso surgiu assim: lá estava ele, pensando na história do próximo Rua do Medo (ou Hora do Arrepio, não sei qual ele escreve atualmente), e de repente teve uma idéia que parecia fantástica; porém, havia um problema bem problemático e problematoso: para a história funcionar, seria preciso abordar personagens adultos, enquanto suas séries infanto-juvenis sempre abordaram crianças ou adolescentes. Além disso, precisaria haver sexo; não sexo gratuito ou pelo simples fato de escrever cenas picantes, mas sim para a própria história funcionar. Eis que o escritor resolveu "ok, essa é minha chance de escrever um livro adulto". E como diria a bruxa do desenho do Pica-Pau, quando tentava fazer sua vassoura funcionar: "e lá vamos nós... Lá vamos nós...".

A trama aborda o retorno da protagonista Sara Morgan ao campus da universidade onde se formou, que fica numa cidadezinha tranquila da Pensilvânia (e não Transilvânia!). Aparentemente, abandonou seu excelente emprego em Nova York para prestar uma pós-graduação, no entanto, a vontade de fugir do namorado rico e potencialmente psicótico parece ter contribuido para essa decisão estapafúrdia. Então, em meio às estranhas mortes de estudantes que estão ocorrendo no lugar, ela se apaixona pelo professor de folclore Liam O'Connor, que possui uma excêntrica obsessão por superstições. Vários outros personagens vão surgindo no decorrer da história, que vai dando pistas (muitas vezes falsas) sobre a identidade do assassino que está assombrando a faculdade.

O Supersticioso é um livro adulto escrito por um autor infanto-juvenil que parece ser exatamente isso: um livro adulto escrito por um autor infanto-juveni. Conheço muitos autores que transitam calmamente entre os dois públicos, escrevendo obras competentes em ambas as categorias, contudo, não parece ser o caso de R.L.Stine.

A história, que caberia melhor num livro curto ou até mesmo em um conto, se estende por 391 páginas torturantes. É claro que há coisas que se aproveitam. O autor escreve bem, e não tem trama ridícula que tire esse mérito dele. A trama até começa de forma instigante, mas após uma rápida corrida de 100 metros rápidos, começa a se arrastar, mostrando personagens desinteressantes, cenas de sexo desajeitadas e explicações estapafúrdias que só fariam sentindo em um livro da série Goseebumps mesmo. Não quero entregar nada (afinal, sempre estimulo as pessoas a não deixarem de ler alguma coisa só por causa de críticas negativas), mas a explicação para as mortes é tão absurda, tão incoerente, tão... boba, que é quase um insulto. Além disso, há uma sub-trama envolvendo os policiais do lugar, que é terrívelmente chata e inútil; os incompetentes ficam mais perdidos do que cego em labirinto, e ao invés de acrescentar algo à história, ficam apenas se lamentando por não fazerem idéia do que está acontecendo (e no começo de cada sub-capítulo envolvendo essa trupe, eu já pensava "que saco, não acredito que vou ter que ler sobre esses estúpidos de novo). E para fechar com chave de latão, o livro termina com um final "surpresa" que o leitor já adivinhou há várias páginas atrás.

Em resumo, caso você sinta a mesma curiosidade que eu senti, de saber como o autor se saiu em um livro para adultos, olhe para o vulto do gato preto na (bela) capa e lembre do velho ditado que envolve felinos e curiosidade. Ou então, compre algum exemplar de uma das séries infanto-juvenis do escritor. Vai ser mais barato, você vai ler mais rápido, e ainda poderá entregar o livro para seu filho ou sobrinho se divertir.

Abraços!

5 comentários:

  1. Essa trama me lembrou o filme Lenda Urbana (que eu gosto, mas não leria um longo livro com o mesmo enredo). Os livrinhos infanto-juvenis do Stine são mesmo divertidos, e ele fez uma fortuna com eles. Talvez quisesse provar que podia escrever para adultos também, mas se deu mal. Nem todos os autores são como Roald Dahl (de A Fantástica Fábrica de Chocolates), que era ótimo tanto com os grandinhos como com os pequenos.

    ResponderExcluir
  2. R.L.Stine é meu escritor favorito e quando vi O supersticioso desejei muito poder ler tal obra. Mas Stine realmente conduziu muito devagar a trama, os policiais perdidos, sexo entre Lian e Sarah toda hora... até gostei do desfecho sobrenatural, mas não é um dos melhores livros do Stine.

    Michael

    ResponderExcluir
  3. Mas p quem está acostumando a ler seus livros ( Eu já li mais de 50, incluindo seus Thrillers, trilogia, series e contos) e posso dizer que Stine é assim a cada 5 livros 2 são excelentes, 1 é bom e os outros são horriveis!

    Alguns dos livros exceletes são:

    1 Dangerous girls 1 e 2 (Thriller) Uma boa história sobre vampiros com muitos sustos e um final macabro até a medula.

    2 The Hitchhiker (Thriller)Uma aventura sinistra nas estradas desertas. Tem muito misterio e surpresas incriveis.

    3 The blind date (Thriller)Livro sobre encontros e assassinatos. Interessante pelo desfecho inusitado e surpreendente.

    4 The house of evil first horror 1 e second horror 2 (Trilogia) A Aventura se passa um uma casa assombrada na Rua do Medo n°99. Muito assustador e macabro. com certeza The second horror é um dos melhores livros ecrito por Stine.

    5 Número errado (Rua do Medo) jovens se divertem passando trotes, mas quando ligam p um assassino tudo vira um pesadelo. Tenso e misterioso.

    6 Paixão mortal (Rua do Medo) Aventura sobre encontros. Eletrizante.

    7 O rosto (Rua do Medo) uma história devagar com alguns sustos, vale a pena pelo desfecho Aterrador! Porem a história sequer cita a Rua do Medo.

    8 A vidente (Rua do Medo) As vizões q a protagonista tem são bem lagais e surpreendentes. São como chaves p enigmas.

    9 O novato (Rua do Medo) no mesmo molde de Paixao mortal. este porem com menas paginas.

    10 O vizinho (Rua do Medo) Não tem mistério neste livro, o assassino já é revelado no prólogo. Mas é legal pois traz 2 técnicas rarrativas em 1ª pessoa: O assassino Scott e em 3ª pessoa no cotidiano das meninas (Bem safadas)

    11 A máscara monstruosa (Goosebumps) Sem dúvida o Melhor Goosebumps. Stine encrementa um pouco de poesia na narrativa. o Final é mesmo de arrepiar!

    12 Sorria e morra (Goosebumps) Simplesmte é d+ ver os personagem brincando com uma câmera q faz coisas ruins acontecerem.

    13 Bem vindos à casa dos mortos (Goosebumps) Uma verdadeira história de Zumbis.

    14 Sangue de monstro (Goosebumps) Uma história triste de um garota q vai passar uma temporada com a tia-avó em cidade pequena, mas o sangue de monstro colore de verde essa arrepente e maravilhosa aventura.

    15 A maldiçao da tumba da mumia 1 e 2 (Goosebumps)Traz Muita emoção nas piramides cheias de mumias malignas.

    16 Ataque do mutante mascarado (Goosebumps) Ótimo. O Quartel do mutante é sinistro. A aventura tem muito misterio e é um dos livros maios divertidos de se ler.

    17 Afaste-se do porão (Goosebumps)Uma aventura apavorente, salvo o finalzinho q é uma tremenda piada. tambem pudera, Stine era escritor de livros de piados antes de escrever terror.

    18 O mentiroso (A hora do arrepio) Uma aventura muito louca sobre realidades paralelas.

    19 Meu nome é maldade(A hora do arrepio) O final é foda, muito surpreendente.

    20 A garota das sombras (A hora do arrepio) Mais uma aventura triste e melancolica. Especialmente p pessoas góticas.

    21 Quem libertou os fantasmas (Fantasmas à solta) Muito boa essa nova série do Stine. Já saiu o 1° Filme q ficou tao bom quanto o livro. é no mesmo estilo de goosebumps, só q aqui a historia vai contiando.

    22 All final de la noche (Contos) Stine mostra q sabe escrever contos(Curtos) horripilantes.


    23 Horrores do museu mal assombrado (Escolher caminhos) divertidoe e com varios finais tipo give yourself goosebumps

    Michael

    ResponderExcluir
  4. Agora uma pequena lista com os PIORES livros de RLStine (POr mais q sua curiosidade o faça querer ler tais livros tente resistir pois são horriveis.)

    1 Festa de Halloween (Rua do Medo)um livro q faz as enrolaçoes transbordarem das paginas. um desfecho manjado que já foi muito usado no cinema por varios filmes.

    2 O pesadelo (Rua do Medo) nunca vi personagnes mais chatos q Meg e sua irmã. E p piorar os sustos são ridiculos, tipo, Meg acorda de noite e ve um sombra em seu quarto, segurando uma faca. no outro capítulo revela-se q era sua irmã só segurando uma escova de cabelos. isso segue até o final.

    3 A confissão (Rua do Medo) Novo recorde de enrolação! E p piorar é facil descobrir quem é assassino e pq.

    4 You can´t scare me (Goosebumps) Este é sem dúvida o pior livro já escrito por um profissional, nada acontece durante toda a histária, nem um final de arrepiar tem. O livro só tem mesmo um capa excelente.

    5 Pânico no acampamento (Goosebumps) Bom livro, com muito suspense de tirar o fôlego. vc até pode gostar deste livro, mas só se vc não ler o final estúpido q destroi toda a trama.

    6 Como matar um mosntro (Goosebumps) o livro até não é ruim, se vc não ler o final ridiculo, q conseguiu ficar pior do quê Pânico no acampamento- bem vindo ao acampamento dos pesadelos.

    7 O mistério do boneco (Goosebumps) Fraco, devagar e chato. O filme é bem melhor.

    8 The boyfriend (Thriller) esse é o pior Thriller de Stine, eu pensei q fosse ótimo e me enganei. Cara isso é horrivel, é um livro falso e estúpido com um final enganador e... enfim é uma porcaria. A sinopse dá a entender q o Namorado é um assassino q supostamente voltou do túmulo p se vingar da namorada, mas é tudo mentira, dá pra sacar tudo logo de cara. Meu Deus! Onde stine estava com a cabeça quando escreveu esse lixo?

    9 Twisted (Thriller) Outro lixo com recordes de enrolações! P Abby entrar p as Tri game e3la precisa passar pela iniciaçao q é: ASSASSINATO! Grande porcaria enganosa. No livro só se salva a capa e uma surpresinha no final, mas é insuportavelmente chato de ler, pois nada vai acontecendo na história por um bom tempo!

    10 Armário 13 (A hora do arrepio) pura enrolação e nada de sustos.

    11 The Baby-Sitter 1 (Thriller) este si supera tudo em termos de enrolação. Nenhum livro é ato devagar quanto este, q é só o 1° de 4. Jenny é contratada p ser Baby-sitter em uma velha casa, e o que se segue é isso: ela fica brincando com a criança, estudando, ele a assuata, ela vai p o colégio e conversa com seus amigos estupidos, lembra o dia em q conheceu o garotinho, volta p a velha casa dos Rodrigues, tenta colocar o garotinho p dormir, brinca com ele, liga p os malditos amigos chatos, aí um vizinho suspeito a assuata, ela recebe uns trotes ridiculo: Olá boneca, tá sozinha nesta casa velha? N se preocupe logo vou te fazer companhia! e segue assim... Meu Deus! Stine simplesmente surta de vem em quando e faz esses lixos. Deve ser por 2 motivos: 1° ganhar dinheiro. 2°ter mais um livro publicado e ser o mais prolífero. E ele vem consegindo, já vendeu mais de 300 milhões de livros e já escreveu mais de 300!

    Quem quiser trocar idéias sobre livros escreva-me: michaelkiss13@gmail.com


    Michael

    ResponderExcluir
  5. adooro a coleção rua do medo e queria ler online mas ñ consigo...jah leram o beijo mortal? eh ótimo!

    ResponderExcluir