domingo, 21 de junho de 2009

VISÕES DA NOITE - Histórias de Terror Sarcástico, de Ambrose Bierce

Já é lugar-comum afirmar que a vida do escritor Ambrose Bierce foi tão (ou até mais) misteriosa do que suas fantásticas histórias. Herói de guerra e jornalista mordaz, escrevia o que bem entendia, sempre com inteligência e fina ironia. Isso não contribuiu para que tivesse muitos amigos, mas duvido que tenha se importado com isso. Sua obra mais conhecida é O Dicionário do Diabo, onde arrasa com todos os aspectos da sociedade de A até Z (frases desse livro são presença obrigatória naquelas antologias de frases irônicas, como "O Melhor do Mau Humor"). Assim como em muitos dos seus contos, onde pessoas desapareciam sem deixar vestígios, Ambrose Bierce desapareceu no México por volta de 1913, aos 71 anos. Alguns dizem que morreu de causas naturais, outros acham que foi suicídio, enquanto outros afirmam que foi fuzilado após insultar Pancho Villa. Essa última morte parece mais adequada.

Enfim, parece estranho que um adepto da ironia tenha se interessado por narrativas com temática sobrenatural (afinal, pessoas de temperamento sarcástico costumam ser bastante céticas), mas foi o que aconteceu, para nossa sorte. Seus contos figuram facilmente em qualquer antologia do gênero, e juntamente com Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft, ele é considerado um dos maiores expoentes norte-americanos do Terror.

O livro Visões da Noite - Histórias de Terror Sarcástico (Editora Record, 1999, organização de Heloísa Seixas) trás alguns dos melhores contos de Bierce. Não se assustem com a palavra "sarcástico" no subtítulo, que pode nos deixar temerosos de que o terror fique em segundo plano: na verdade, as histórias desse livro são algumas das mais arrepiantes já escritas! Muitos contos são narrativas curtíssimas, reunidas juntas sob um mesmo título, já que o tema é basicamente o mesmo.

"Cruzando o Umbral", por exemplo, narra desaparecimentos misteriosos, de pessoas que literalmente desvaneceram no ar; a narrativa é escrita em tom jornalístico (algo comum em seus contos), o que provoca uma estranha atmosfera de realidade, a sensação de que aquilo poderia mesmo ter acontecido. Não é a toa que algumas dessas histórias chegaram a ser narradas por jornais como fatos verdadeiros! Dessa forma, várias lendas urbanas nasceram da imaginação do escritor, que deve ter rido muito com isso (e riria até hoje, sabendo que muitas dessas lendas ainda perduram).

Em "Casas Espectrais", há uma narrativa aterrorizante sobre um homem que decide entrar em uma casa supostamente mal-assombrada. Provavelmente, uma das histórias mais assustadoras a utilizar este tema. "Aparições" e "Um Incidente na Ponte de Owl Creek", por sua vez, trazem encontros com fantasmas, em narrativas que serviram de influência para muitas outras que vieram depois. "Visões da noite", conjunto de contos que dá título ao livro, narra alguns pesadelos do escritor, sonhos que seriam capazes de fazer você acordar suando frio.

Também há contos mais longos: "O Ambiente Adequado" narra a história de um homem que, para entrar no clima adequado de um conto de horror, vai ler a história no lugar mais assustador possível; em "Os Olhos da Pantera", um homem rústico se vê envolvido com... bem, digamos que o título não é figurativo; "Um dos Gêmeos" aborda esse tema tão comum, mas que dá margem à excelentes histórias de horror.

Em resumo, Visões da Noite é mais uma obra obrigatória para os fãs do gênero. Se tiver a chance, compre sem medo. Ainda mais porque medo é algo que não vai faltar depois.

6 comentários:

  1. Legal heim Mário? Estou acabando de ler a Torre Negra do Stephen king, mas independente disto já estou com uns nomes de livros que peguei no seu blog para procurar nos Sebos aqui de SP.

    Este visões da noite pareceu ser beeeem interessante!!!

    ResponderExcluir
  2. Gustavo, o livro é bom mesmo, vai sem medo. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado, Mário! ADORO conhecer novos autores que me interessam, e você acabou de fazer isso comigo!

    ResponderExcluir
  4. Li recentemente o conto A coisa Maldita, de Ambrose Bierce, impossível não ficar fã do estilo narrativo e da densidade dos contos, agora vou aproveitar essa dica e procurar este livro, valeu!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de comprar, Mário. Graças a sua resenha conheci esta obra, pelo visto, imperdível do grande Bierce. Continue nos "mostrando" estas obras mais que necessárias em nossa particular biblioteca mal-assombrada! Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Opa, eis a primeira prova de que a Biblioteca Mal-Assombrada está tendo finalidade prática!!! Rsrsrs. Valeu Victor, espero que goste do livro. Ah, bem, se vc gosta de terror, é certeza que vai gostar do livro, rs. Abraços!

    ResponderExcluir