sábado, 27 de junho de 2009

FOME DE VIVER, de Whitley Strieber


Fome de Viver (Record). Talvez você já tenha ouvido falar desse título antes, mas é mais provável que tenha sido através do filme com Catherine Deneuve, David Bowie e Susan Sarandon (mais informações aqui). Não assisti o filme, sei apenas que divide opiniões. Mas enfim, aqui o assunto é livros, então vamos aos comentários sobre a obra em questão.

Este é, sem dúvida, um dos melhores livros de vampiros que já li. O grande charme da história, pra começar, é a sutileza; sabem quantas vezes a palavra "vampiro" aparece no livro inteiro? Nenhuma! Mas o que eles são, fica claro desde o início. A ausência da palavra não é, de forma alguma, uma manobra para "mascarar" o tema (como se o autor tivesse vergonha do que está escrevendo ou algo assim), mas sim uma maneira de abordar o mito com delicadeza.

A trama é basicamente a seguinte: um casal de vampiros (Miriam Blaylock e John Blaylock) aproveita a vida eterna, sugando suas vítimas e vivendo na luxúria, sem preocupações aparentes; porém, aos poucos John é atacado por uma misteriosa doença, que vai degenerando seu corpo; em desespero, ele procura a ajuda da doutora Sarah, especialista em envelhecimento; já Miriam, percebendo o mal que aflige seu companheiro, resolve ser mais prática, e vai em busca de um novo amante, que deve ser inteligente, determinado e com fome de viver, independente do seu sexo.

O livro é de um erotismo poético e avassalador, com passagens de esquentar o sangue de qualquer morto-vivo que se aventure por suas páginas; poucas vezes, vi uma personagem tão excitante, inteligente e mortal quanto Miriam, minha vampira favorita de todos os tempos; ela esconde um segredo que vai se revelando aos poucos, e a verdade é aterradora.

Após uma certa saturação nos livros de vampiros e em tempos de Crepúsculo, talvez você esteja lendo este post com ceticismo, pois não deve achar que os vampiros são as criaturas mais assustadoras da literatura fantástica. Mas acredita, Fome de Viver é um livro de vampiros que realmente funciona como terror. E o final é simplesmente uma obra prima do macabro.

Então, caso ainda não conheça, fica a sugestão. Fome de Viver foi publicado pela editora Record, lá pelos anos 80, porém é fácil encontrá-lo em sebos. Ah, o livro também teve uma continuação, mas isso é matéria para outro post... que vai ser colocado ainda hoje! Rsrs.

Até depois!

9 comentários:

  1. Não li ainda, mas o filme é um dos melhores de terror já feios. A sequencia inicial, com a música do Bauhaus, nunca saiu da minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, sempre tive curiosidade de assistir esse filme. Pena que não encontro em lugar nenhum. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Ops... "um dos melhores de terror já FEITOS" (meu teclado tem esse problema com a letra T). E seu desejo é uma ordem. Dá uma clicada nesse link: http://trixxx.com.br/?p=299 (pode baixar desse site sem medo).

    ResponderExcluir
  4. Você ao menos deu uma olhada no link que mandei? É o filme Fome de Viver disponível para download (sou contra a pirataria, mas este é um daqueles casos que não se encontra mais a obra original por aí). Espero que consiga baixar o arquivo e ter ótimos momentos enquanto assiste ao filme.

    ResponderExcluir
  5. Ow, Luiz, com certeza vou olhar... mas só vou olhar depois que arrumar a internet aqui em casa, que está um lixo. Está impossível baixar qualquer coisa muito grande (mesmo que venha dividida)! Abraços, valeu a dica!

    ResponderExcluir
  6. Poxa, Mario... eu tive esse livro nas mãos, há coisa de 1 ano atrás, comecei a ler... e... olha só, a falta de paciência no que dá; acabei parando umas dez páginas depois... E vendi o livro, snif.

    Você tem razão. O livro tem um erotismo poético muito bonito, embora eu já prefira livros com um terror mais explícito, embora não muito mórbido,rsrs... Mas a Miriam, olhe... não fui com a "cara dela" não... rs... a malandra é por demais fria e sem coração.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Amor e Livros, espero que da próxima vez, você dê uma chance maior ao livro. Sim, Miriam é bastante fria no início do livro, mas há outra facetas interessantes da personagem, que são reveladas mais adiante, inclusive um lado mais terno (ou ao menos, aquilo que podemos chamar de "terno" para um predador noturno e implacável). Sobre o terror mais explícito, garanto que também existe esse elemento no decorrer do livro... não muito, nem pouco, mas na medida exata. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Li e amei! O livro, pra variar, é melhor que o filme! Mas o filme também é ótimo!! Adoro David Bowie!! No livro, fiquei morrendo de pena da personagem dele...! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente não gostei nenhum pouco do livro, praticamente um livro erótico e pouquíssimo terror, se é q pode-se falar q existe. Acho q se tivesse escrito esse livro como um conto de 50 páginas talvez tivesse sido melhor. Gosto é uma coisa muito complicado. De qualquer forma o assombro q também comprei por causa desse blog vale a pena.

    ResponderExcluir