quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

OS MAIS BELOS CONTOS TERRORÍFICOS DOS MAIS FAMOSOS AUTORES


Sei o que você pensou quando leu o título do livro: "Terrorífico? Tá certo isso?". Bem, imagino que o termo era mais comum lá pelos idos de 1950, quando o livro foi lançado (segundo meus cálculos, pois o exemplar não contém essa informação). Para vocês terem uma idéia, a obra é do tempo que as capas eram feitas com o mesmo material do miolo!

Lançada pela Editora Vecchi, essa é mais uma daquelas antologias preciosas, com contos de autores famosos que você não encontra em outro lugar. Algumas histórias estão presentes em outras antologias (inclusive, algumas que já resenhei), mas estas constituem minoria. Falemos de alguns contos:

A coletânea abre com O Violino de Cremona, de E.T.A. Hoffman, sobre um pai que mantém a filha quase como prisioneira, proibindo-a de exercer sua maior paixão: o canto. Porém, o que parece tirania pode se revelar algo benevolente. Hoffman é Hoffman, então falar sobre a excelência do conto é chover no molhado.

Depois temos O Enterramento Prematuro, um dos mais angustiantes de Edgar Allan Poe (como sugere o título). O final é clichê ao extremo, bem anti-climático, mas imagino que em sua época, um desfecho como aquele poderia até ser surpreendente. Vai saber... Enfim, o final medíocre não compromete a tensão que a história provoca.

O Caminho da Bruxa, de Gustavo Adolfo Bécquer, gira em torno do assassinato de uma velhinha que, segundo os vizinhos, era uma feiticeira. Conto macabro e bem escrito, que dá uma boa idéia do que devia acontecer em povoados distantes na Idade Média.

Villiers de L'isle Adam nos entrega uma obra-prima, chamada O Segredo da Guilhotina. No conto, um famoso cirurgião faz um pedido a um condenado à morte: que este demonstre sinais de conciência após a decapitação, provando assim que a cabeça sobrevive (durante alguns momentos) após a separação do corpo. E como o pobre coitado fará isso? Piscando o olho direito três vezes após a queda da lâmina... Amigos, se isso não é sinistro o bastante para você, eu não sei o que seria!

Em O Pintor de Olhos, de Jean Richepin, descobrimos o terrível (mas não tão surpreendente) segredo de um artista que pinta olhos como ninguém. Continho mais ou menos, que dá pro gasto.

A coisa melhora com o irônico Uma História Horripilante, de Gaston Leroux, sobre um grupo de pessoas com hábitos gastronômicos um tanto peculiares.

O escritor Amado Nervo (que nome fantástico!) nos entrega a melhor (e mais curta) história do livro: Os Esquifes. Breve e retumbante, o conto de duas páginas narra o diálogo entre um homem e um anjo, enquanto discutem os termos da passagem do sujeito para a próxima fase do além-vida, seja ela qual for. Mais uma história que prova que contos curtos podem, sim, ser melhores do que histórias longas.

Quem tiver seguido minha dica sobre o livro Obras Primas do Conto Fantástico deve ter se maravilhado com o apavorante conto Os Ratos do Cemitério, de Henry Kuttner. Pois bem, o autor também está presente nessa antologia, com a excelente história Eu, o Morcego, um conto sobre um ator de cinema que interpreta um vampiro. Interpreta bem demais, por sinal.

A obra ainda contém uma raridade obrigatória para qualquer fã do gênero fantástico: Pombas do Inferno, um conto de terror do grande Robert Howard, criador do personagem Conan. O conto narra as desventuras de personagens que resolvem dormir em um misterioso casarão abandonado (mas é claro, sabemos que "abandonado" é um termo relativo). História assustadora, de um suspense quase insuportável.

A coletânea ainda conta com nomes como Rudyard Kipling, Arthur Conan Doyle, Guy de Maupassant, H.G. Wells, Edmond Hamilton e outros menos conhecidos, mas não menos talentosos. Assim, Os Mais Belos Contos Terroríficos dos mais Famosos Autores é mais uma daquelas aquisições obrigatórias, um livro feito para quem gosta de horror classudo, sutil e um tanto aristocrático, mas que não deixa o aspecto macabro de lado.

Boa leitura!

3 comentários:

  1. Grande Mário! Também estou de férias, longe de casa, e usando pouco a internet. Mas volta e meia venho aqui, e não pude deixar de conferir sua nova resenha. Puxa adoro essas antologias de contos clássicos, e fiquei morrendo de vontade de ler. No mais, ontem adquiri A Galinha Degolada e Outros Contos, de Horário Quiroga. Grande abraço! Um feliz ano novo, e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa coletânea, porém inferior à segunda série. Tenho em casa e posso atestar a qualidade de alguns contos como Pombas do inferno, O marido não quer, O enterramento prematuro, Crime no túmulo O homem que voltou; Entretanto discondo no que tange o conto Os Esquifes, de Amado Nervo; Um conto bem chato de se ler e sem sentido algum, ainda que não nos leve mais que breves minutos.
    Enfim questão de gosto.
    Mas parabéns pelo blog, curto muito essas digressões sobre a literatura fantástica.

    ResponderExcluir