sexta-feira, 10 de julho de 2009

ANTOLOGIA MACABRA, organização de Peter Haining

Antologias de terror são, muito naturalmente, compostas de autores conhecidos do gênero terror. Porém, você já imaginou uma antologia de contos de horror feita exclusivamente com autores conhecidos por outros gêneros literários? Mais do que isso, imagine uma antologia de horror feita apenas com autores conhecidos como “sérios”, que teoricamente passaram a vida inteira longe dessa literatura tão “frívola e infantil” (conforme a maioria dos críticos literários parece pensar). Pois bem, essa seleção de contos existe, e chama-se Antologia Macabra (Editora Nova Fronteira, 1972).


Segundo o organizador Peter Haining, a idéia surgiu quando ele encontrou, numa revista vitoriana, um conto de Sir Winston Churchill chamado Homem ao Mar. Encontrar um conto desconhecido do famoso primeiro-ministro já foi uma surpresa, porém não tão grande quanto a constatação do gênero do conto: era uma história de terror! Enfim, Winston Churchill foi escritor, jornalista, historiador, orador, o diabo a quatro, e em algum momento de sua vida escreveu uma história sinistra! Segue a transcrição de um trecho da introdução do organizador:


“À medida que fui lendo, começou a tomar forma em minha mente a idéia para uma antologia. Se um homem como Sir Winston Churchill, escritor notável entre seus muitos atributos, tinha tido a inspiração de escrever uma história macabra, com certeza deveria ter havido outros, talvez mesmo homens mais totalmente envolvidos na vida literária do que Sir Winston, mais conhecidos das platéias mundiais de leitores em campos que não a ficção de terror. Mesmo que suas motivações para a criação de tais histórias não passassem de um relâmpago de inspiração sombria, engendrada uma só vez e jamais repetida, ainda assim, que divertida e única reunião de contos não fariam eles.”


Sim, a idéia foi boa, e sim, essa reunião de contos é diversão pura.


Após uma verdadeira escavação literária, Peter Haining encontrou algumas obras-primas do horror feitas por escritores tradicionais, como William Faulkner, F. Scott Fitzgerald, Raymond Chandler, Truman Capote, Agatha Christie e outros mestres de seus respectivos gêneros. Aparentemente, muitos autores da chamada “elite” se aventuraram pelas escuras vielas do horror, indicando que, ao contrário dos críticos literários, os grandes nomes da literatura deviam apreciar (talvez secretamente) leituras menos “edificantes”, como H.P. Lovecraft, Ambrose Bierce, Edgar Allan Poe e outros grandes nomes desse nosso gênero tão querido.


Falarei rapidamente sobre alguns dos contos: Mata, de JohnGalsworthy, mostra o que acontece quando um inglês esnobe vai dar um último passeio no bosque que pretende vender (vocês sabem, os novos donos talvez não queiram transformar aquilo em um refúgio ecológico, e as árvores podem se revelar um tanto quanto vingativas); Animais ou Gente, de Angus Wilson, é uma divertida sátira ao hábito de certas pessoas tratarem seus animais como pessoas; A Porta de Bronze, de Raymonde Chandler, mostra a perturbadora possiblidade de alguém literalmente sumir com seus desafetos; Complexo de Inferioridade, de Evan Hunter, trás um personagem levemente paranóico, que desconfia (talvez com razão) que algo muito estranho está acontecendo em sua vida.


Todos os contos do livro são bons (uma relação completa dos títulos e autores pode ser conferida aqui), alguns excelentes, outros nem tanto, porém todos têm suas qualidades. Mas particularmente, acho que Homem ao Mar, o conto que deu origem à antologia, é tão maravilhoso que as outras histórias empalidecem em comparação. O título já diz muita coisa, então contar qualquer detalhe é estragar a experiência. A única coisa que posso dizer é que esse conto é um diamante lapidado, perfeito em ritmo, tamanho, desfecho, enfim, cada palavra. É o primeiro conto do livro, então sugiro que deixem ele para o final.


Concluindo, os contos de Antologia Macabra merecem ser conhecidos não apenas pela qualidade de cada um deles, mas também pela curiosidade de ver autores do mainstream se aventurando pelo horror. Uma pena que não vieram outras seleções nesses moldes, pois segundo o organizador, ficaram de fora contos de Ernest Hemingway, Aldous Huxley, Pearl S. Buck... Afff, dá água na boca só de pensar!


Mas por enquanto é isso. Abraços, boa leitura para todos!

4 comentários:

  1. Opa! Mais um achado! Fiquei com água na boca, principalmente para ler Homem ao Mar. Atenção para o título original da obra: The Lucifer Society.

    ResponderExcluir
  2. Hum, legal essa antologia. Mas está à venda em livrarias? Digo, é fácil de achar?

    ResponderExcluir
  3. Claydia, você só encontra esse livro em sebos. Mas não sei se você conhece a Estante Virtual, uma rede de sebos online que entrega os livros pelo correio. Caso queira adquirir esse livro, basta entrar no site e digitar o título da obra. Pra facilitar, vou colocar aqui o link direto para as opções de compra desse livro:

    http://www.estantevirtual.com.br/mod_perl/busca.cgi?pchave=antologia+macabra&tipo=simples&estante=(todas+estantes)&alvo=autor+ou+titulo

    É só se inscrever, fazer a encomenda e ser feliz :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Mario...

    Cada vez mais aprecio as "dicas" dessa biblioteca.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir