sábado, 25 de julho de 2009

AMOR VAMPIRO, vários autores


Amor Vampiro (Giz Editorial, 2007) reúne sete escritores de renome na literatura fantástica nacional e um tema em comum: o amor e os vampiros. Esse mote, que parece tão limitador a princípio, gerou histórias totalmente distintas e, no final das contas, a única coisa em comum é a (alta) qualidade dos contos.

A obra abre com três histórias de Adriano Siqueira, O Outro Lado do Espelho, O Dia dos Vampiros e A Grande Chance. A escrita de Adriano é leve, privilegiando a ação e acontecimentos em ritmo alucinante, com um clima que lembra os divertidos filmes de terror dos anos 80. Dos três contos, O Dia dos Vampiros é o que mais agradou, em vista do desfecho excelente.

Depois, vem A Canção de Maria, do (mais que) conhecido André Vianco, sobre um homem rústico que vivia muito sossegado até acolher uma mulher e filha em sua casa. Vianco escreve muito bem, e sinceramente não entendo as pesadas críticas que lemos sobre ele em grupos de discussão. Pelo que pude constatar, o autor é criticado por seus primeiros livros que, ele mesmo admite, ainda careciam do apuro técnico que foi dominando com o tempo. Nada mais natural, convenhamos. Enfim, de todos os contos do livro, este é o que melhor funciona como terror, trazendo momentos de gelar o sangue.

Em seguida, temos a grande Martha Argel com A Flor do Mal, uma história que mostra como os princípios do homem mais obstinado podem ser dobrado pela mulher certa ( ou no caso, a vampira certa). Este conto poderia dividir espaço sossegadamente em uma coletânea que reunísse autores como Henry James, Guy de Maupassant e Theóphile Gautier. Não estou exagerando, Martha atingiu um nível de excelência tão grande nessa escrita "de época", por assim dizer, que A Flor do Mal remente aos autores clássicos do gótico e do fantástico.

J. Modesto segue a mesma linha clássica no conto Amante Notívago, com uma trama de intenso mistério e erotismo. Seu outro conto, O Anjo e a Vampira, é uma fábula mais contemporânea, com uma boa dose de crueldade sob a superfície aparentemente ingênua.

Nelson Magrini escreve Isabella, uma tocante história que envolve uma predadora e um cientista, trazendo uma questão interessante: há salvação para uma criatura noturna?

Regina Drummond continua com A Velha, o Jovem e o Casarão, um conto que investe no mistério e nos pequenos detalhes, que vão se revelando aos poucos para formar o quebra-cabeças.

Por fim, Giulia Moon fecha o livro com chave de ouro, naturalmente. Seu conto Dragões Tatuados, sobre um investigador que persegue uma bela vampira oriental, originou a idéia para o romance Kaori, que está para ser publicado em breve. Será a primeira história longa de Giulia Moon, e estou particularmente ansioso por isso. Após ter escrito alguns dos melhores contos de terror que já tive o prazer de ler (incluindo o presente nesta coletânea), tenho certeza que a escritora vai fazer bonito com mais espaço para desenvolver personagens, trama e situações.

Enfim, Amor Vampiro é uma antologia que reúne apenas bons autores, com contos acima da média (sendo que muitos são realmente excelentes, e uns dois podem ser considerados obras-primas). Um livro obrigatória para quem quer conhecer alguns dos melhores autores da literatura fantástica nacional.

Abraços!

9 comentários:

  1. Oi, Mario, temos gostos parecidos, rsrs... eu ganhei o livro da Martha, minha querida amiga!

    Ainda não li todos os contos, mas me fascinou muito A FLOR DO MAL... fiquei boquiaberta com o estilo e a frieza da "flor", e como você disse, o estilo gótico que perfuma este belíssimo conto, nos faz lembrar Henry James, Conan Doyle, Gautier.

    A CANÇÃO DE MARIA é maravilhoso! Concordo também que Vianco nos deixa verdadeiramente "assustados" com esse conto... Eu li num abrir e fechar de olhos, e não existe nada ali para crítica. É bem escrito, tem uma atmosfera deliciosamente sombria, adorei.

    Gostei também do conto de Magrini, e achei que o final foi romântico e agradável.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amor e Livros. Agradeço a visita ao meu blog, espero que apareça mais vezes. Eu sei que eu vou aparecer mais vezes no seu (o link dele já está aqui na Biblioteca, reparou? Rsrs). Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Spino!
    Muito boa, a resenha. É legal ler um comentário de gente que sabe o que diz. Afinal, quem escreve terror bem, como você, é um leitor especial. Thanks!
    Já linkei a Biblioteca no Phases da Lua.

    ResponderExcluir
  4. Olá mario carneiro.. ou spinossauro :-)
    já divulguei esta resenha para a comunidade Amor Vampiro e o twitter!
    É ótimo ver que o livro se mantém sobre muitas obras criadas. A giz editoral conseguiu mesmo fazer uma antologia perfeita mostrando muitas faces dos vampiros com incriveis escritores.

    Estou orgulhoso de ter participado desta obra que é um exemplo para a literatura deste gênero.

    abraços
    adriano siqueira

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mário!

    Ainda não tivemos o prazer de nos conhecermos, mas oportunidades não faltarão. Devo dizer que a resenha está muito boa, assim como seu site, que ainda não conhecia. Como a Adriano disse, Amor Vampiro foi uma coletânea que deu muito prazer a todos os autores participantes. Inclusive, a primeira tiragem se esgotou e em breve virá a segunda.

    Parabéns pelo espaço e pelo carinho que você demonstrou pela obra.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Amor e Livros!

    Respondendo ao seu comentário sobre meu conto, por curioso que seja o fato de eu ser um autor de Terror por excelência (vide Relâmpagos de Sangue), antes de ser um “conto de vampiro”, Isabella é um conto de relações humanas e esperança. A história de um homem apaixonado por uma vampira, que antes de conquistar seu amor, precisa resgatar sua humanidade. Gostei tanto da personagem que, assim que terminei o conto, tinha certeza de que ela iria participar de alguma obra futura; é só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
  7. Olá Giulia, Nelson e Adriano! Vocês autores me deixam honrado ao visitar meu humilde espaço. O que é bom precisa ser divulgado, e Amor Vampiro é uma obra que nasceu clássica. Esse livro é vital na biblioteca de uma apreciador do gênero fantástico. Espero que vocês estejam pensando em um volume dois!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o blog gostei to ate seguindo,
    se quiser fazer uma parceiria eu topo voce divulga um banner meu e eu divulgo um seu

    meu blog : http://vampiro-alucard.blogspot.com/2009/04/inicio.html

    ResponderExcluir