sexta-feira, 31 de julho de 2009

666 - O LIMIAR DO INFERNO, de Jay Anson



Se há uma palavra boa para definir o livro 666 - O Limiar do Inferno (Editora Melhoramentos cedida para o Círculo do Livro, 1981) , essa palavra seria "burocrático". A história é basicamente a seguinte: após voltar das férias, um casal (Keith e Jennifer) se surpreendem ao encontrar uma casa no terreno atrás de sua residência, um casarão em estilo vitoriano que não poderia ser construído em apenas 10 dias (a história se passa muito antes da existência do programa Extreme Makeover - Reconstrução Total, he he). Logo, eles descobrem que a casa foi transportada inteira até ali, levando consigo uma aura de mistério e um passado sinistro. Como um bom personagem de horror, Keith vai investigar o local, descobrindo fatos estranhos que parecem ter ligação com sua própria vida (para uma descrição mais elaborada da trama, basta clicar aqui).

O ponto de partida é interessante, contudo, o desenrolar da história segue de maneira certinha e bonitinha demais, quase como se o autor Jay Anson (do excelente e polêmico Horror em Amityville) tivesse seguido a cartilha de vários livros de terror dos anos 80: um mistério, investigações, acontecimentos estranhos, paranóia, brigas familiares e um desfecho exagerado e abrupto. Essa receita funcionou de maneira bastante satisfatória em outros livros (como o já citado Horror em Amityville), porém não foi tão eficiente aqui. Não há nada digno de nota em 666, nenhuma situação realmente interessante, nada que cause arrepios ou tensão real. Enfim, é uma obra que certamente irá agradar o leitor médio, aquele que gosta de um terror limpinho e pouco aterrorizante, que não vai deixá-lo com medo de apagar as luzes depois da leitura. Já para o aficionado pelo gênero terror provavelmente achará o livro apenas médio (para não dizer medíocre).

Enfim, 666- O Limiar do Inferno pode até ser o livro ideal para alguém que está dando seus primeiros passos na literatura de horror (ou então, é uma boa opção para presentear aquela sua tia-avó que gosta de sentir um medinho), porém, há muitos livros beeeem melhores para os fãs do gênero.

Abraços!

5 comentários:

  1. A primeira vez que li este livro, achei super bom, por isso ainda mantenho na lista na última posição, mas a segunda vez, foi bem torturante, a linguagem é bem simples... Mas a idéia final, gostei bastante...

    ^.^

    PS.: deixei um recado no Mundo de Fantas, pra vc de como pegar o banner da Campanha Literatura Fantástica Nacional.

    ^.^

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga Celly Borges, não ligue para minhas críticas, que são totalmente pessoais (mesmo quando imagino as reações dos outros leitores, isso ainda é absolutamente pessoal, rsrs). O livro é bem feitinho, e não duvido que muita gente goste de verdade dele. Cada um, cada um, rsrs. E obrigado pelas instruções, ajudaram bastante! Seu blog é muito bom, viu? Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Olá me nome é Rafaela, eu acabei de ler o livro e achei muito bom, me lembra muito os filmes de terror americano, sabe aqueles que passavam no cine terror (ou sei lá como se chamava) na Band, apresentado pela caveirinha. Já tinha lido do mesmo autor Horror em Amityville, e esse foi o livro que me deu mais medo em toda minha vida (esse realmente passou na Band)!!! Eu gosto do autor e quero encontrar outros livros dele.

    ResponderExcluir
  4. Em relação a este livro, ando há séculos à prucura dele aqui em portugal mas é difícil quando apenas 1000 exemplares foram publicados... realmente queria ler ate porque um dos melhores livros que li foi "A Mansão do Diabo" ou como aí no brasil foi chamado "Horror em Amityville".

    tens um selinho no meu blog ;)

    ResponderExcluir
  5. faz exatamente 20 anos que li esse livro e jamais esqueci é muito bom realmente uma leitura que te prende do primeiro ao último capítulo.

    ResponderExcluir